Inca - Doação de Sangue

04-12-2010 17:48

 

O Sangue

 

    O sangue carreia nutrientes, gases e produtos do metabolismo das células. Até os dias de hoje não existe nenhum substituto para o sangue. Doadores são a única fonte de sangue para os pacientes que dele necessitam.

    O sangue possui uma parte líquida denominada plasma e uma parte celular composta de glóbulos vermelhos ou hemácias, glóbulos brancos ou leucócitos e plaquetas. As células do sangue são produzidas na medula dos ossos, especialmente nos ossos chatos como vértebras, costelas e esterno. Essas células são essenciais para a vida, pois são responsáveis pelo transporte do oxigênio aos tecidos, pelo controle das infecções do organismo e por ajudar no controle de sangramento.

    Uma unidade de sangue doada pode ser separada em: glóbulos vermelhos ou hemácias, plaquetas, plasma, e crioprecipitado (componentes não celulares).

Doação de Sangue

 

    Doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para um uso subsequente em uma transfusão de sangue. Trata-se de um processo de fundamental importância para o funcionamento de um hospital ou centro de saúde.

Doação

    Hoje dia 04/12/10 a Igreja Adventista do Sétima Dia tem todos os motivos para se orgulhar de seus membros. Determinados e prestativos coloboradores que venceram o medo, o cansaço e até mesmo para alguns a fome, e se reuniram com um único objetivo, doar seu sangue, de forma solidaria.

    Por volta dás 9 horas da manhã, uma caravana de aproximadamente 50 pessoas, formada por jovens de todas as idades (crianças, jovens e jovens de mais idade),  saiu da Igreja Adventista da Pavuna em um ônibus de viagem (Viação Três Amigos) com destino o Inca da praça da Cruz Vermelha.

    A doação em si constituiu em princípio, em uma triagem que correspondia a um questionário para verificação dos dados clínicos do voluntário (respondido pelo próprio) e coleta de uma pequena quantidade de sangue com a finalidade de avaliar se há algum impecílio para relização da doação.

    A segunda parte do processo se caracteriza pela doação em si, onde o candidato apto irá doar cerca de 450ml de sangue. E como ninguém é de ferro, ao final é servido um lanchinho super gostoso.

 

     A Equipe do Publico Jovem parabeniza a todos principalmente a liderança (Tatiane, Crispin e outros) pelo gesto de carinho e afeto dedicado a pessoas (pacientes), que nem sabemos quem são, mas que, com toda a certeza esse pequeno ato fará uma diferença significativa em suas vidas, e que Deus continue os abençoando e lhes dando força e sabedoria para a realização de outros projetos.

    Para quem quiser ser um doador, o Publico jovem descreve abaixo os requisitos para a realização da doação de sangue.

        Quem pode doar

    No Brasil e Portugal, qualquer pessoa poderá doar sangue, desde que sejam observadas algumas condições, a fim de garantir a segurança e a qualidade do procedimento:

Ter entre 18 e 65 anos
Ter peso acima de 50 kg
Se homem, não pode ter doado há menos de 60(90) dias
Se mulher, não pode ter doado há menos de 90(120) dias
Ter passado pelo menos três meses de parto ou aborto
Não estar grávida
Não estar amamentando
Estar alimentado e com intervalo mínimo de duas horas do almoço

Ter dormido pelo menos seis horas das 24h que antecedem a doação
Não ter feito tatuagem, piercing ou acupuntura há menos de um ano
Não ter recebido transfusão de sangue ou hemoderivados a menos de um ano
Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a doação
Não ser usuário de drogas injetáveis
Não ser portador de doenças infectocontagiosas como sífilis, doença de chagas e HIV (I ou II)

 

    Quem não deve doar

Não devem doar sangue as pessoas que se enquadrarem em uma das condições abaixo:
Por segurança se:
Alguma vez utilizou drogas por via endovenosa;
Sendo homem ou mulher, teve contactos sexuais com múltiplos(as) parceiros(as) ocasionais ou eventuais sem uso de preservativo.
Se o seu parceiro sexual:
É soropositivo, ou seja, se é portador do Vírus de Imunodeficiência Humana – VIH (HIV);
Ou portador crônico do Vírus da Hepatite B e Hepatite C – VHB, VHC.

 

       

 Onde Doar

 

Instituto Nacional do Câncer

Serviço de Hemoterapia

Praça da Cruz Vermelha, 23 - 2. Andar

Centro - Rio de Janeiro

Horário: De segunda a sexta, das 7h30 às 14h30

Aos Sábados das 8h às 12h

Mais informações: (21) 2506-6580 / 2506-6021 / 2506-6058

 

 

 

 

 


Crie o seu site grátis Webnode