A mãe adotiva de Moisés

13-11-2010 15:00

Hatsepsut* (1513-1458 a.C.) 

 

    Ratsepsut, mãe adotiva de Moisés. Acredita-se que ela tinha 14 anos de idade no momento em que encontrou Moisés sendo trazido pelas águas no Nilo. Moisés ainda viveu por 12 anos sendo amamentado pela sua verdadeira mãe, mas ao completar seus 12 anos, acredita-se que Ratsepsut o tenha trazido definitivamente para o palácio real. 

Moisés estudou nas melhores escolas do Egito, aprendeu toda a ciência egípcia. Conheceu os principais deuses de sua época de uma cultura pagã. Teve a sua disposição toda pompa que um súdito, que um príncipe poderia ter. Para Moisés foi reservado riquezas, mulheres, luxo, conforto, tudo que o um ser humano pecador sonharia em ter neste mundo. Moisés foi cercado de todas as coisas que muitos dariam até a vida para ter. 

Mesmo Moisés tendo aparentemente tudo, Ratsepsut queria lhe dar mais. Mais do que tudo que já tinha, só lhe faltava o trono do Egito. Como já havia outro sucessor, Ratsepsut teve que fazer algumas maracutaias políticas para conseguir segurar o trono para Moisés. Mas o mais importante que gostaria de extrair de toda essa história, como já comentado acima é que Ratsepsut foi uma grande condutora para que Moisés se torna-se o Faraó do Egito. Mas a pergunta que surge é: Porque razão Moisés não se tornou o Faraó? 

    A resposta é simples e se encontra em Hebreus 11:24-27 
"Pela fé Moisés, sendo já homem, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus do que ter por algum tempo o gozo do pecado, tendo por maiores riquezas o opróbrio de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como quem vê aquele que é invisível. " 

A múmia da avó e da própria Ratsepsut foram encontras, as múmias de muitos outros faraós foram encontradas, mas a razão de a múmia de Moisés não ter sido encontrada é revelado nos textos acima. Porque Moisés recusou ser chamado filho de Ratsepsut, preferiu ser maltratado com o povo de Deus do que ter por algum tempo, veja bem, por algum tempo ter gozado de prazeres transitórios ou do pecado. Moisés não foi encontrado e jamais será, porque preferiu as glórias eternas do que as glórias passageiras desta terra. O texto diz que Moisés teve em vista maiores recompensas, e por esta razão é que deixou o Egito pela fé no Deus das verdadeiras glórias. 

Veja bem. Ratsepsut desfrutou por algum tempo das glórias que o Egito pode oferecer, a pergunta que surge agora é: E hoje, de quais glórias esta mulher desfruta? Se você quiser observar de qual glória Ratsepsut desfruta é só fazer uma visitinha no museu do Cairo, logo no segundo pavimento, está lá, a múmia de Ratsepsut, como um bacalhau. Moisés hoje desfruta juventude eterna. Vive nas glórias da eternidade, nos céus. 

Outra pergunta que surge é: E se Moisés tivesse aceitado as glórias que Ratsepsut esteve preparando para ele, o que seria de Moisés? Se ele tivesse preferido viver no palácio, viver nos pecados do Egito, desfrutando de riquezas, poder, mulheres, o que seria dele? Se assim tivesse acontecido, talvez estaríamos contemplando Moisés num sarcófago em algum museu como um velho bacalhau, assim como Ratsepsut. 

Meu querido leitor. Jesus está muito próximo de retornar a este mundo. Quer nos oferecer as glórias de um mundo vindouro. Moisés preferiu este mundo vindouro do que as coisas desta vida. Você também é herdeiro deste reino eterno. Então porque te demoras? Não perca mais tempo. A qualquer momento este planeta presenciará o maior espetáculo já ocorrido em todos os tempos. Apocalipse 1:7. 

Jesus será visto por todos, mas nem todos receberão o galardão prometido a tanto tempo. Mas se você simplesmente fazer de Jesus a pessoa mais importante, decidir-se por Ele, olhar além do que esta vida pode oferecer, amá-lo de todo o seu coração, fazer a sua vontade, S. João 14:15, então Jesus lhe dará tudo o que deu também a Moisés.

Gilberto Theiss