Batismo Lava Jato

02-09-2012 16:15

 

 

Eu lembro que da primeira vez que ouvi tal expressão, um ancião chegou a mim e disse: sabe como estão chamando o tanque batismal da minha igreja? Lava rápido. Não é preciso saber de nada das doutrinas, não é preciso ser casado, pode ficar amasiados que o batismo lava tudo.

Eu fiquei intrigado com o ancião, mas hoje vejo que ele tinha certa razão no que estava dizendo. Infelizmente temos vistos muitos batismos de pessoas com poucas instruções nas igrejas, um rapaz que vive com sua namorada sem ser casado, um homem que desconhecia Ellen White e depois fica revoltado com a igreja por seguir conselhos dela, uma mulher que optou por não casar, pois iria perde a pensão do pai, uns dos mais curiosos foi um rapaz afastado que estava morando com sua namorada e tinha uma filha não registrada de uma jovem da igreja, e está jovem estava com um pedido na justiça para que o rapaz reconhece-se a filha, coisa que ele não queria, o jovem foi para um evento de nossa igreja e o pastor fez o convite, imediatamente o jovem foi batizado, teve seu nome registrado no livro da igreja. Um novo membro sem casar, sem reconhecer a sua filha, coisa que a justiça obrigou alguns meses depois. O que fazer? O que pensar?

Reconheço que ás vezes há necessidade de batismo rápido, uma coisa é o batismo de um ex-adventista que conhece os princípios que a igreja defende, outro é batizar um candidato que  nada conhece a respeito de Deus e das doutrinas de sua igreja, lembro de um senhor que foi batizado com sérios problemas com bebidas alcoólicas, uma semana depois os familiares estavam lá na igreja pedindo para tira-lo da prisão, pois acabou brigando com os frequentadores do bar, e estava segundo a Policia Militar, embriagado, imagine a minha cara de vergonha quando o policial perguntou se ele é crente, infelizmente tive que responder que sim, ele era membro da minha igreja. Este senhor tem por uma frase que diz: Tenho que tomar uma pinga todos os dias, para ter um bom dia. Assim é ate hoje. Interessante que era visível a sua dificuldade com bebidas, e detalhe, ele não era alcoólatra e sim gostava da bebida e não queria abandonar, oferecemos ajuda, ele negou, pois gostava do álcool, diferente daquele que é alcoólatra é quer deixar mas não consegue.

 

Nada impede do instrutor pedir um tempo para uma melhor instrução, o candidato não vai perde a salvação por esperar mais um pouco. Deixa-lo consciente daquilo que ele quer.  Ano passado um pastor da divisão sul americana disse a seguinte frase:  que tinha pastores fazendo fileiras para batizar não importando se tinha instrução ou não. Descobri que nem todos os pastores concordam com tais práticas. Na minha igreja no ano de 2007 a 2009 foram batizados 73 pessoas no sistema de batismo ´´lava jato.``  Hoje nenhum se encontra na igreja, Pessoas com pouca, ou nenhuma instrução levadas pela pura emoção da ocasião. Isso infelizmente dá margens para muitos pensarem que os pastores estão mais preocupados com números e alvos do que a orientação dos candidatos ao batismo. O batismo é o inicio da vida cristã não o meio  e o fim, mas o inicio, mas quando rejeitamos as orientações bíblicas e do espírito de profecia, o batismos se torna o fim do candidato.

 Ellen White diz: 

Os candidatos ao batismo não têm sido tão escrupulosamente examinados em relação ao seu discipulado quanto o deviam ser. Importa saber se meramente adotam o nome de "Adventistas do Sétimo Dia" ou se realmente se colocaram ao lado do Senhor, renunciando o mundo e estando dispostos a não tocar nada imundo. Antes do batismo devem ser-lhes feitas perguntas relativamente às suas experiências, porém, não de modo frio e reservado, e sim com mansidão e bondade, encaminhando-se os recém-convertidos para o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo. As exigências do evangelho devem ser estudadas a fundo com os batizandos. Evangelismo 311,312

                                                                  Massoret pj